27/09/2009

100 KM SANTANDER

SAÍMOS NA SEXTA FEIRA DE MANHA, EU E O MEU AMIGO ÂNGELO, CHEGAMOS A SANTANDER POR VOLTA DA 13.30, FOMOS AO HOTEL DEIXAR OS SACOS E COMER QUALQUER COISA, DEPOIS FOMOS LEVANTAR OS DORSAIS ONDE FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS, DERAM-NOS UMA PASTA COM UMA T-SHIRT E FOLHETOS INFORMATIVOS EM RELAÇÃO A PROVA E AOS PARTICIPANTES, DEPOIS DE UMA VISTA DE OLHOS POR ESSA LISTA VIMOS QUE SERIAMOS OS ÚNICOS LUSOS EM PROVA. DEMOS DEPOIS UMA VOLTA POR ESTA CIDADE QUE E MUITO BONITA MAS QUE ESTA COM GRANDES OBRAS A NÍVEL DE ARRUAMENTOS O QUE TORNOU A VISITA UM POUCO MAIS BARULHENTA.
POR VOLTA DAS 9.30 FOMOS DORMIR POIS A PROVA COMEÇAVA AS 7 DA MANHA HORA ESPANHOLA E TINHA-MOS DE NOS LEVANTAR MUITO CEDO.
6 DA MANHA LEVANTAMO-NOS E PREPARAMO-NOS PARA O GRANDE DIA, NA PARTIDA VIVIA-SE UM AMBIENTE DE FESTA COM CERCA DE 118 ATLETAS QUE IRIAM PARTIR PARA OS 100KM.
AS 7 DA MANHA ERA DADA A PARTIDA E EU E O ÂNGELO PARTIMOS COM CAUTELAS E ANDAMOS JUNTOS POR DUAS VOLTAS NA TERCEIRA O ÂNGELO FICOU UM POUCO PARA TRAZ E EU FUI ANDANDO, TUDO CORRIA BEM E POR VOLTA DOS 40KM TUDO ESTAVA NORMAL MAS DAQUI PARA A FRENTE TUDO IRIA MUDAR ENTRE OS 40 E OS 50 PASSEI POR UM MAU BOCADO E ENTÃO FOI AI QUE ME PASSARAM VARIAS COISAS PELA CABEÇA DESDE DESISTIR OU ATE TERMINAR COMO DESSE, E ASSIM FOI ANDAR MAIS DEVAGAR E MESMO A PASSO FOI UMA FORMA PARA PODER TERMINAR, COM UM ANDAMENTO DEVAGAR E CAUTELOSO IA FAZENDO KM ATRÁS DE KM SEM PENSAR EM MAIS NADA, ENTRETANTO O ÂNGELO TINHA PASSADO POR MIM NUM BOM ANDAMENTO AO QUAL LHE DEI FORÇA PARA CONTINUAR, ESTAVA EU A CHEGAR AO FIM DOS 60KM´S NA RECTA PARA A META ESTAVA O ÂNGELO SENTADO NA BERMA, PERGUNTEI-LHE O QUE ESTAVA A FAZER E ELE DISSE-ME QUE IA DESISTIR, ENTÃO DEI-LHE UM BERRO E DISSE PARA SE LEVANTAR E IR COMIGO ATE AO FIM QUE IRIA-MOS OS DOIS ATE AO FIM DESSE O QUE DESSE, LEVANTOU-SE E JUNTOU-SE A MIM E LA FOMOS NOS PARA AS ULTIMAS 4 VOLTAS, DOS 60 AOS 70 FOMOS JUNTOS MAS DEPOIS O ÂNGELO GANHOU MAIS UMAS FORÇAS E FOI PARA A FRENTE, FIZ AS ULTIMAS TRÊS COM ALGUMAS DIFICULDADES MAS DEU PARA TERMINAR.
NO FIM UMA RECEPÇÃO ESPETACULAR COM O PESSOAL QUE TERMINOU E COM O QUE DESISTIU A ESPERA DOS ATLETAS QUE IAM CHEGANDO, UMA EMOÇÃO FORTE PARA QUALQUER ATLETA QUE CHEGAVA AO FIM.
SOBRE O PERCURSO DO PRIMEIRO KM ATE AO AO QUINTO KM O PERCURSO NÃO E MAU SUBIDAS E DESCIDAS LIGEIRAS MAS DO 5 ATE AO DÉCIMO AI SIM ERA DURO COM SUBIDAS DIFÍCEIS E UM PERCURSO QUE NOS TRAZIA BASTANTES DIFICULDADES. AGORA A JUNTAR A ISTO IMAGINEM DAR 10 VOLTAS.
DE REALÇAR QUE CERCA DE 60% DOS PARTICIPANTES DESISTIRAM E SÓ POR ISTO JÁ SE VÊ AS DIFICULDADES.
QUANTO A ORGANIZAÇÃO FOI CINCO ESTRELAS COM OS ABASTECIMENTOS E COM OS PONTOS INTERMÉDIOS COM AS ESPONJAS, NADA QUE PODE-SE FALTAR AOS ATLETAS, SIMPATIA DAS PESSOAS QUE ESTAVAM NESSES POSTOS QUE NOS IAM INCENTIVAM-DO.
NO GERAL FIZ 10 HORAS E 19 MINUTOS COM MUITO ESFORÇO MAS O QUE CONTA E MAIS UMA PARA O MEU CURRÍCULO, E VÃO 3.

4 comentários:

  1. Caro Vítor,

    Antes de mais quero dar-te os parabéns por mais uma prova de 100 km.

    Ainda não consigo imaginar, como é a sensação de correr 100 km, todos me falam nas dificuldades por volta dos 70 km. Numa prova de 10 voltas como a de Santander, é necessária, alem da física, uma força mental extraordinária para vencer a monotonia e as dificuldades que vão surgindo volta a volta durante a prova.

    Um dia espero eu, vir a desfrutar das mesmas sensações de terminar uma prova deste nível.

    Para terminar deixo aqui também os parabéns ao Ângelo por mais uma.

    Um abraço,

    Carlos Rocha

    ResponderExcluir
  2. Grande Vitor.

    Andar ás voltas não é nada agradável e conduz muitas vezes à desistência.

    Mas a tua determinação fez com que conseguisses ultrapassar este obstáculo. O que gosto mais nas ultras é exactamente esse espírito de entreajuda entre atletas. Do mesmo modo que o Ângelo me ajudou em Ronda, e eu a ti na Freita, espero que na próxima possamos estar os três de novo.

    Um abraço
    CF

    ResponderExcluir
  3. Olá Vitor

    Excelente!
    Realmente...fazer 100Kms deve ser bem dificil, mas fazê-los às "voltas" ainda mais.
    Espero um dia conseguir chegar-te aos calcanhares.
    Muitos parabéns.
    Abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Uma prova como a de Santander num circuito de dez voltas pode ser pesado, mas isso permite a organizaçao dar muito mais apoio aos atletas, a parte disso a muita mais gente concentrada a ver a prova e a animar os atletas. Eu terminei essa prova creio que cinco vezes, e venci duas vezes, a organizaçao merece nao um dez, mas dez vezes dez.
    Fico feliz porque cada dia mais atletas portugueses terminam provas de ultra maratona.
    Um abraço para todos os ultras deste Portugal.
    Alzira Lario

    ResponderExcluir